Seminário da Rede Desarma Brasil discute Campanha de Entrega Voluntária de Armas

Nos dias 26, 27 e 28 de maio a Rede Desarma Brasil realiza um Seminário em Brasília com a participação de cerca de 50 pessoas – de entidades vindas de quase todos os Estados do Brasil – além de membros do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do Congresso Nacional. O objetivo do Seminário é começar a discutir a nova Campanha de Entrega Voluntária de Armas, prevista na MP que versa sobre o recadastramento de armas aprovada recentemente, assim como harmonizar e fortalecer a atuação da rede. A SENASP está dando total apoio ao evento.

A Campanha anterior, que aconteceu entre julho de 2004 e outubro de 2005, foi a segunda maior do mundo. “O impacto da primeira Campanha é indiscutível: o relatório Redução de Homicídios no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde em 2007, mostra uma queda de 12% no número de homicídos por arma de fogo no país entre 2003, ano em que foi sancionado o Estatuto do Desarmamento, e 2006. Foram mais de 23.000 vidas p oupadas, e o Estatuto e a Campanha tem um papel fundamental nessa conquista”, diz Heather. A Rede participou ativamente destes dois processos, e é uma defensora do Estatuto do Desarmamento, fiscalizando sua implementação e realizando campanhas de conscientização e ações de mobilização.

Outro assunto que será discutido durante o Seminário é o formato da Caravana do Desarmamento 2008, que deve percorrer todos os Estados do Brasil ajudando a articular as comunidades com o poder público, e dando palestras sobre como montar postos de recolhimento de armas. “A Rede adquiriu um conhecimento muito grande sobre o assunto devido à intensa participação na Campanha anterior, por isso queremos compartilhar nossa experiência para maximizar os efeitos des ta nova Campanha”, conclui.

Sobre a Rede Desarma Brasil

Rede Desarma BrasilA Rede Desarma Brasil – Segurança, Justiça e Paz consolidou-se em março de 2005 com o objetivo de ampliar e melhorar a Campanha de Desarmamento no Brasil. Participam dela mais de 50 organizações que trabalham com temas relacionados à segurança pública em 25 Estados do país, ao enfrentamento da violência e à promoção da Cultura de Paz.

Atualmente, a Rede busca concretizar o Estatuto do Desarmamento informando a sociedade sobre o seu conteúdo e fiscalizando o processo da sua implementação. É um grupo da sociedade civil que pauta a agenda nacional e o debate sobre desarmamento e segurança pública nas diversas regiões do país.

Contato:
Instituto Sou da Paz
Daniela Caldeirinha
(11) 3812-1333

Deixe um comentário